Breve História

A Fundação Ernesto Lourenço Estrada Filhos,  foi constituída em 1988, pelos irmãos, Ernesto, João e Mário Estrada, com a designação ERNESTO LOURENÇO ESTRADA, nome do Pai dos fundadores.

Foi reconhecida como IPSS em 1991.

A sua intervenção social tem sido feita essencialmente através disponibilização de alojamento a idosos e carenciados, na atribuição de donativos a outras instituições de apoio social, particularmente as sediadas no concelho de Abrantes. (Centro Social e Inter-paroquial de Abrantes e paróquias do Rossio ao Sul do Tejo, S. Miguel do Rio Torto, Alferrarede), CRIA, mas também com a Fundação Ronald Mac Donald e o Hospital de Dona Estefânia. De realçar a reabilitação e disponibilização de um edifício para acolhimento de crianças em risco em 2002, em S Miguel do Rio Torto, entretanto cedido ao Grupo de Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo.

De sua iniciativa própria tem promovido, desde 1991 e com maior evidência desde 2002, a disponibilização de alojamento para idosos e carenciados, através do empréstimo de apartamentos de habitação em Belverde / Seixal. Desde essa altura até à atualidade, tendo tido à sua responsabilidade de 35 a 45 idosos.

Tem mantido igualmente algumas parcerias com outras IPSS como a Casa do Gaiato, a Cáritas Portuguesa, o Projeto Homem de Almada e o CEFEM, através da cedência de apartamentos como espaços formativos e lúdicos (Escuteiros) e União Desportiva Rossiensse.

Mais recentemente tem uma parceria a nível cultural, no âmbito museológico, com a Câmara Municipal de Abrantes.