Actividade

A Fundação exerce várias actividades, essencialmente de âmbito social e cultural e tem algumas parcerias com outras IPSS como o Centro Social e InterParoquial de Abrantes e com as paróquias de Abrantes, Rossio ao Sul do Tejo, S. Miguel do Rio Torto, Seixal, tendo igualmente colaborado diretamente com a Casa do Gaiato, a Cáritas Portuguesa, o Projeto Homem de Almada, Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, os Escuteiros da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Lisboa e do Rossio ao Sul do Tejo, o CEFEM, a Fundação Ronald Mac Donald e o Hospital de Dona Estefânia. Mais recentemente tem uma parceria a nível cultural com a Câmara Municipal de Abrantes, no âmbito museológico.

Genericamente a sua actividade desenvolve-se nas  seguintes áreas:

• Doações diretas : Desde o seu início de actividade até à actualidade cerca de 500.000 Euros.

• Área de apoio a idosos / carenciados; A Fundação disponibiliza moradias (1 ou 2 assoalhadas + área de horta / jardim) para habitação de idosos desde 1991. Dispõe atualmente de 35 apartamentos em Belverde / Seixal, onde habitam a título gracioso 37 pessoas.

• Apoio a crianças em risco: A Fundação promoveu, em 2002, a recuperação total e a disponibilização de uma casa para colocação e apoio a crianças em risco, que se mantém em funcionamento e tem uma capacidade para 12 crianças / adolescentes (Centro de Acolhimento para Crianças em Risco de São Miguel, gerido pelo Centro Social Interparoquial de Abrantes/ Segurança Social de Santarém).

• Museu Ibérico de Arqueologia a Arte de Abrantes – MIAA. Em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes e que visa o estudo e exposição pública do espólio arqueológico e de arte da Fundação. Foram já efetuadas quatro exposições públicas de que resultaram edições científico-culturais, existindo extensa divulgação sobre o tema. Há um propósito de continuação da parceria assumida por ambas as partes.

Admite-se que nestas três últimas áreas a participação financeira da Fundação se situe nos 815.000 euros.